Curica, meu pequeno papagaio!



"Antes mesmo de termos chegado ao Uaupés, voltando para Manaus, eu já programava uma nova viagem.
Portanto, quando chegamos à Missão Salesiana, em Tapurucuará, organizei de modo improvisado um passeio, para que Paulo e eu fôssemos em uma missão no rio Marauiá, onde vivia um padre solitário chamado Antônio Goes, e sobre o qual jorravam histórias lendárias. Passei o dia trabalhando com as plantas que colhi durante minha viagem ao pico da Neblina. A maior parte das espécies parecia ter sobrevivido, mas sem dúvida uma chuvarada cairia como uma benção. Paulo me ajudou fazendo um ótimo trabalho, enquanto Curica, um pequeno papagaio que eu havia adquirido algumas semanas antes, observava sentado em uma árvore, se divertindo imensamente. Havia decidido abrir a porta de sua gaiola tão logo chegamos a Tapurucuará, pois não consegui suportar a ideia de a ave ficar confinada em um espaço tão pequeno. Ele me pareceu contente por sair da gaiola e ficou empoleirado em um galho próximo enquanto eu trabalhava. Margaret Mee (1909-1988) Flores da floresta amazônica. 2. ed. 2010, p. 61.
 
 
Curica.
Desenho de Antônio Martins.
Brasil 500 pássaros. 2000


Comentários

  1. Prezada Olímpia, boa tarde! Chamo-me Leonardo Almeida. Resido e trabalho em Brasília. Fiquei feliz de encontrar esta postagem pelo fato de que ela menciona o padre salesiano Antônio Góes, o primeiro não indígena a conviver permanentemente com os Yanomami do Amazonas, o qual ainda é lembrado com muito afeto e generosidade por muitos indígenas das comunidades de Maturacá e de Marauiá. Este valente brasileiro, filho de Sergipe, é meu tio avô. Há dois anos venho compilando artigos, dissertações, teses, notícias, depoimentos, fotos, cartas e outros documentos na tentativa de realizar um estudo biográfico sobre este missionário. Admirei-me que neste post fala-se de muitas histórias lendárias sobre ele. Gostaria de poder conhecer estas histórias e de poder abrir um canal de comunicação contigo. Meus e-mail são: leobio0811@gmail.com e leoalmeida0811@yahoo.com.br. Desde já, agradeço pela atenção. Tudo de bom. Até logo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Leo! Vou pesquisar pra você sobre o assunto que você falou. Meu e-mail é olimpiaresque@yahoo.com.br. Assim que tiver alguma novidade informo pra você, ok? Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá Olímpia. Fico feliz em ler sua mensagem. Muito Grato pela atenção e contribuição. Fico à disposição! Gratidão!

    OBS: O e-mail que estou utilizando mais é o do yahoo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Olímpia. Fico feliz em ler sua mensagem. Muito Grato pela atenção e contribuição. Fico à disposição! Gratidão!

    OBS: O e-mail que estou utilizando mais é o do yahoo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Tajá: uma planta interessante

Lendas e curiosidades: O Tucano e seu grande bico!

Lendas e Curiosidades: O Sabiá-laranjeira.